Leitores: António filmou o maior escaravelho da Europa

Vaca-loura. Foto: Universidade de Aveiro

O leitor António Fernandes da Costa captou em vídeo uma vaca-loura (Lucanus cervus), o maior escaravelho de Portugal e da Europa, a 31 de Maio em Sever do Vouga.

“Embora com a espécie identificada, mas admitindo que possa ter algum interesse, envio vídeo de vaca loura que filmei em Sever do Vouga em 31/05/2022.

Este é o maior escaravelho em Portugal e da Europa. Os machos podem atingir oito centímetros de comprimento. 

Aquilo que torna as vaca-louras inconfundíveis são as proeminentes mandíbulas que usam para defender o território, a coloração castanha avermelhada e um acentuado dimorfismo sexual  – a cabeça e as mandíbulas do macho são muito maiores que as da fêmea.

É a partir de Maio que estes insectos passam para uma nova etapa da vida, surgindo como adultos em voo.

Vaca-loura. Foto: Universidade de Aveiro

A época de reprodução acontece durante apenas dois ou três meses, durante o Verão, altura do ano em que o Lucanus cervus vive acima do solo. De resto, passa vários anos como larva ou como pupa, vivendo nas raízes de árvores antigas.


Agora é a sua vez

Saiba onde e como ver vacas-louras em Portugal.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.