Leitores: Encontro com uma fantástica lagartixa na Mata da Machada

Foto: João Serafim

João Serafim, 41 anos, fotógrafo e naturalista, deparou-se com um réptil de dedos espinhosos durante um passeio perto de casa, na zona do Barreiro, e explica como o podemos identificar.

Caros leitores, o meu nome é João Serafim, sou do Barreiro/Setúbal e fotógrafo de natureza e vida selvagem. Procuro ser um naturalista da fauna e da flora.

Já tenho alguns artigos na Wilder e quero aqui deixar mais um contributo da vida selvagem para todos os leitores. Já contemplo um variado portfolio de vida selvagem e hoje trago-vos a lagartixa-de-dedos-denteados, que tem como nome científico Acanthodactylus erythrurus.

Após algumas horas de caminhada na Mata Nacional da Machada (Vale Zebro – Palhais), no máximo de silêncio, lá encontrei esta lagartixa por entre a vegetação. Dei alguns pequenos passos, deitei-me para conseguir um bom ângulo e lá consegui algumas fotografias deste fantástico réptil.

Foto: João Serafim

O nome latino Acanthodactylus significa “dedos espinhosos”, outro dos termos pelos quais é também conhecida: lagartixa-das-patas-espinhosas. Já erythrurus traduz-se por “cauda vermelha”.

Esta lagartixa é uma espécie de lagarto da família Lacertidae, da qual é considerada o membro mais rápido. É endémica do Noroeste de África e da Península Ibérica, únicos lugares do mundo onde habita. O seu nome comum – lagartixa-dos-dedos-denteados – refere-se aos espinhos que se encontram dispostos como um pente nos dedos das patas traseiras.

Foto: João Serafim

Em média, mede 20 centímetros de comprimento, pelo que pode ser classificada como um animal de tamanho médio. Tem uma cauda que corresponde a dois terços do seu tamanho total e um corpo muito forte. O focinho é bastante curto e as placas supra occipitais são suficientemente definidas para dar a ilusão de que as sobrancelhas estão localizadas na cabeça. 

Foto: João Serafim

Um grande obrigado à Wilder pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da fauna e flora de Portugal.


Conheça aqui e aqui outras fotografias de natureza de João Serafim.

E leia outros artigos deste leitor.