Fotos: Teresa Monjardino

Que espécie é esta: aranha-de-cruz

Naturalistas locais

A leitora Teresa Monjardino fotografou esta aranha em Agosto numa pereira na Sertã e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.

Trata-se de uma aranha-de-cruz (Araneus cf. diadematus), ou seja, a confirmar.

Espécie identificada por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

A aranha que Teresa Monjardino encontrou é uma fêmea.

Esta é uma espécie bastante comum em ambientes urbanos. Pela sua cor e comportamento (de ficar no meio da teia), é das aranhas mais fotografadas em todo o mundo.

Segundo o site Naturdata, as fêmeas podem medir entre 12 a 17 milímetros, sendo maiores do que os machos (5 a 10 milímetros).

Estas aranhas vivem em zonas com arbustos e árvores e alimentam-se de vários insectos, como moscas, vespas, abelhas ou borboletas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.