Foto: Siga/WikiCommons

Que espécie é esta: aranha-de-tenda-de-cinco-pintas

Naturalistas locais

O leitor Pedro Neves encontrou esta aranha a 4 de Janeiro no Entroncamento (Santarém), e pediu ajuda na identificação. Sérgio Henriques responde.

 

Foto: Pedro Neves

 

Trata-se de uma aranha-de-tenda-de-cinco-pintas (Uroctea durandi).

Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

Esta é uma espécie muito distinta da nossa fauna.

Apesar do seu aspecto colorido que lembra o aviso de animais coloridos (chamados cientificamente de aposemáticos), é uma espécie inofensiva com queliceras tão pequenas que não conseguiriam perfurar a pele humana mesmo que tentassem.

É uma aranha comum por quase todo o país, mas raramente observada porque passa a maior parte do tempo no seu abrigo de seda em forma de sol, sob pedras ou cascas de árvores.

Apesar de serem aranhas muito tímidas, quando retiradas do seu abrigo são extremamente rápidas. A sua estratégia de defesa é uma fuga ultra rápida até às ervas ou folhas do chão, seguida de uma paragem brusca fingindo-se de mortas.

 

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.