Foto: Magda Gonçalves

Que espécie é esta: aranha-lobo com crias

Naturalistas locais

A leitora Magda Gonçalves pediu ajuda para identificar esta aranha, observada a 4 de Maio em Castelões, Guimarães. Sérgio Henriques responde.

Parece-me ser a aranha lobo que leva os ovos no corpo dela, será?

 

 

A leitora está correcta, esta é uma aranha-lobo (Lycosidae).

Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

Esta é uma aranha-lobo, mas já não está a carregar os seus ovos. Estas já são as pequenas crias que se agarram às costas da mãe, até que estejam prontas a enfrentar os desafios que as esperam.

A aranha-lobo é uma das maiores aranhas da nossa fauna, embora passe muitas vezes despercebida por viver na sua toca.

Esta espécie ocorre ao longo de todo o ano, mas aparece mais nos meses de Primavera e Verão.

É, sobretudo, uma aranha crepuscular e nocturna mas também pode estar activa durante o dia, particularmente se for perturbada (por actividades agrícolas, por exemplo).

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.