Foto: Fátima Loureiro

Que espécie é esta: bordo-do-Japão

Naturalistas locais

A leitora Fátima Loureiro quis saber a que espécie pertence este arbusto na Quinta das Carvalhas, Pinhão, fotografado a 2 de Novembro. O investigador Filipe Covelo responde.

Fátima Loureiro explica que o arbusto foi fotografado na Quinta das Carvalhas (Real Companhia Velha), em Pinhão (concelho de São João da Pesqueira).

Trata-se da espécie bordo-do-Japão (Acer palmatum).

Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

A fotografia é de uma variedade da uma espécie de Acer – Acer palmatum Thunb. var. dissectum (Thunb.) Miq. (bordo-do-Japão) que pertence à família Sapindaceae. 

A espécie Acer palmatum Thunb. é nativa da Coreia e do Japão e é muito usada como ornamental pela beleza e colorido das suas folhas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.