Euphorbia lathyris. Foto: Ruestz

Que espécie é esta: catapúcia-menor

Naturalistas locais

Maria da Graça Fernandes tem em sua casa, no Porto, uma planta que lhe ofereceram e pediu ajuda para a identificar. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

“Esta planta foi-me dada já em vaso e cresceu muito, deu umas flores minúsculas e agora essas flores estão a dar uns frutos verdes do tamanho de pequenas azeitonas”, explicou, numa mensagem enviada à Wilder.

Foto: Maria da Graça Fernandes

Tudo indica que se trata de uma planta da espécie Euphorbia lathyris, conhecida em Portugal pelos nomes comuns de catapúcia-menor e morganheira, entre outros.

Espécie identificada e texto por:  Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Esta planta não é nativa de Portugal. A área de distribuição original é um pouco incerta, mas a bibliografia indica que será nativa da Ásia Central e China. 

Por vezes, é usada para afugentar os ratos do campo. Devido a essa utilização, tem sido dispersada em algumas áreas do planeta.

Por outro lado, é necessário ter cuidado com o látex que estas plantas deitam quando são cortadas, uma vez que não deve entrar em contacto com feridas abertas, por exemplo, por ser considerado muito tóxico para os humanos.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.