Erva-dos-besteiros. Foto: Wildfeuer/Wiki Commons

Que espécie é esta: erva-dos-besteiros

Naturalistas locais

O leitor Fernando Santos fotografou uma planta de flores verdes no concelho de São Pedro do Sul e pediu ajuda para identificar. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

“Encontrei esta planta numa linha de água, em Covas do Monte”, explicou Fernando Santos à Wilder.

Foto: Fernando Santos

Trata-se de uma planta da espécie Helleborus foetidus, mais conhecida pelos nomes comuns de erva-dos-besteiros ou erva-besteira.

Espécie identificada por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Segundo o portal Flora-On, esta planta é nativa de Portugal Continental, ou seja, ocorre naturalmente no território, tal como noutros países da Europa do Sul e Europa Central, Grécia e Ásia Menor.

A erva-dos-besteiros pertence à família Ranunculaceae, dos ranúnculos, e todas as suas partes são venenosas. É muito atraente, todavia, para as abelhas e para outros insectos polinizadores.

Fica em flor entre Dezembro e Junho, começando a florescer final do Inverno, e é muito usada para fins ornamentais, devido aos diversos tons de verde que sobressaem na folhagem e nas flores em forma de campânula. Deu aliás origem a várias espécies cultivares, criadas para serem cultivadas em jardins.

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.