Grevillea banksii. Foto: Mark Marathon/Wiki Commons

Que espécie é esta: Grevílea

Naturalistas locais

O leitor José Pinto ficou curioso com umas flores vermelhas na mata de Vale de Canas, em Coimbra, e pediu para saber a espécie de planta. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

José Pinto viu muitas destas flores vermelhas ao seu redor e confessa que não resistiu a apanhar um pequeno ramo, para fotografar as flores em estúdio.

 

flores vermelhas

Foto: José Pinto

 

Tudo indica que se trata de flores pertencentes a uma planta do género das grevíleas, com o nome científico Grevillea sp., mas quanto à espécie será mais difícil a identificação com toda a certeza.

Género identificado e texto por:  Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Entre as plantas com flores vermelhas que pertencem ao género Grevillea, a espécie mais comum em viveiros é a Grevillea banksii, da família Proteaceae. Trata-se de uma planta nativa de Queensland, na Austrália.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Temos um pequeno favor para lhe pedir…

Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.