Andaluzia põe em marcha plano de gestão para coelho-bravo para ajudar lince-ibérico

O plano pretende reforçar as populações de lince-ibérico e saber mais sobre a evolução de uma nova doença que está a afectar as populações de coelho-bravo, explicou no Parlamento andaluz o conselheiro para o Ambiente, José Fiscal.

 

Segundo o responsável, uma iniciativa semelhante deveria ser criada para todo o país, a fim de ajudar e garantir a recuperação histórica do lince-ibérico (Lynx pardinus).

Fiscal salientou que a Andaluzia já tem avançado com uma série de medidas para melhorar o habitat do coelho-bravo, a principal presa do lince-ibérico, construindo refúgios, criando zonas de pastagens e soltando indivíduos vacinados em determinadas zonas.

Segundo os últimos censos ao lince-ibérico na Andaluzia, referentes a 2014, existem 327 animais na natureza; em 2002 tinham sido registados 97. Até agora, os esforços conservacionistas conseguiram a libertação na natureza de 50 linces e a criação de duas populações novas: Guarrizas (Jaén) e Guadalmellato (Córdova), ligando-as à zona de presença histórica de Andújar-Cardeña.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.