Conheça os livros naturalistas que chegam em Março

Autores como Melissa Harrison e Matt Sewell e a ilustradora sueca Maja Safstrom fazem parte desta escolha de cinco livros publicados este mês. Muitas histórias, plantas, desenhos e aves.

RAIN: FOUR WALKS IN ENGLISH WEATHER

Por Melissa Harrison

Faber & Faber

Data de publicação: 3 de Março

Preço: 14,99 libras

É sempre assim. A chuva transforma uma paisagem. Campos agrícolas, sebes naturais e colinas parecem diferentes, sempre que chove. Há sons e cheiros próprios. A vida selvagem comporta-se de outras formas, adapta-se. E ao longo dos anos, a força da água molda as rochas, aprofunda o leito dos rios e move terras de um sítio para outro. Todas estas mudanças são descritas neste livro pelo olhar naturalista da escritora Melissa Harrison, um dos nomes incontornáveis da nova geração de escrita de natureza britânica. Rain é publicado pela editora Faber em parceria com a organização National Trust. É dedicado a um tema considerado uma “obsessão nacional” britânica. A chuva será uma necessidade, um transtorno, ou uma parte da personalidade daquele país?

PETITE FLORE DE FRANCE

Por vários autores

Belin Litterature et Revues

Data de publicação: 11 de Março

Preço: 39 euros

Este livro é um guia sintético e prático para ajudar a identificar as espécies mais comuns, além de ser um pequeno manual sobre a biologia das plantas. Os autores quiserem tratar apenas as espécies mais comuns, ou seja, aquelas que qualquer pessoa pode encontrar nos campos, colinas e montanhas de França. Ao todo são 100 famílias, 500 géneros e 1.000 espécies, representando um quinto das espécies registadas na flora francesa. Esta obra associa chaves de identificação, uma ilustração a cor  pelo botânico francês Gaston Bonnier (1853 – 1922) para cada espécie, a ecologia das plantas e um mapa da sua distribuição.

THE ILLUSTRATED COMPENDIUM OF AMAZING ANIMAL FACTS

Por Maja Safstrom

Ten Speed Press

Data de publicação: 29 de Março

Preço: 11,24 dólares

A sueca Maja Safstrom é uma ilustradora que trabalha a partir de Estocolmo. Nestas 120 páginas, a autora juntou desenhos e palavras para descrever factos inesperados e fantásticos sobre inúmeras espécies de animais. Como por exemplo os três corações dos polvos, o facto de as avestruzes não conseguirem andar de arrecuas, e ainda as abelhas que nunca dormem. Entre as inúmeras curiosidades estão as estrelas-do-mar por não terem cérebros ou as lontras que adormecem de “mãos dadas” para não se afastarem umas das outras. Nestas páginas estão ainda factos reais e fascinantes sobre cavalos-marinhos, tapires, gafanhotos e tantas outras espécies.

ENDEAVOURING BANKS: EXPLORING THE COLLECTIONS FROM THE ENDEAVOUR VOYAGE 1768-1771

Por: Sir David Attenborough, John Gascoigne, Jeremy Coote, Anna Agnarsdottir, Andrew Cook, Neil Chambers

Paul Holberton Publishing

Data de publicação: 28 de Março

Preço: 40 libras

A história da viagem do Endeavour (1768-1771) pelo Pacífico, onde seguiam o capitão James Cook (1728-1779), o naturalista britânico Joseph Banks (1743-1820) e uma equipa de colectores e ilustradores é contada ao pormenor neste livro. Através dele podemos conhecer as principais figuras que seguiram a bordo do Endeavour, ver modelos e mapas do navio, os instrumentos científicos usados e também os desenhos, pinturas e esboços das paisagens e dos povos indígenas e os vários espécimes de plantas, aves, peixes e outros animais que encontraram. De facto, muitos dos objectos no livro nunca foram publicados. O livro surge como antecipação do 250º aniversário daquela famosa expedição, que se comemorará em 2018.

PENGUINS AND OTHER SEA BIRDS

Por Matt Sewell

Ebury Press

Data de publicação: 24 de Março

Preço: 9,99 libras

Já lhe chamaram o Banksy do mundo das aves. Matt Sewell, ilustrador e street-artist, confessa-se obcecado por aves desde que se lembra. Recorda as horas e horas que passou, em criança, imerso em livros, postais e ilustrações de aves, fascinado pelas suas cores. Em Março chega o seu mais recente livro que dedica aos pinguins, um dos grupos de aves mais amados no mundo. Depois de Our Garden Birds (2012), Our Songbirds (2013), Owls (2014) e Our Woodland Birds (2014), Sewell ilustra agora 50 pinguins e outras aves do Árctico. As suas aguarelas são acompanhadas por pequenas descrições bem dispostas que revelam a personalidade de cada animal.