Descubra os animais marinhos do Algarve na Baixa de Faro

Até Outubro maravilhe-se com os animais que vivem no mar do Algarve, na exposição de fotografias “ASul Profundo”, pelo fotógrafo e biólogo João Rodrigues, em plena Baixa de Faro.

São 18 as fotografias que desvendam as maravilhas da vida selvagem marinha do mar do Algarve, captadas pela lente do biólogo, mergulhador e fotojornalista João Rodrigues.

Foto: ALFA

Poderá ver espécies de flora e de fauna – como o tubarão-azul, a moreia e o cavalo-marinho, um dos símbolos da Ria Formosa – nesta exposição ao ar livre, montada no Jardim Manuel Bívar em Faro.

Todos estes seres subaquáticos da costa algarvia estão expostos em 18 fotografias distribuídas por 10 estruturas expositivas ao longo do jardim. A informação sobre cada fotografia pode ser consultada pelo tablet ou smartphone através dos QR-codes. 

Foto: ALFA

A curadoria da exposição é da ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve, que desenvolveu o design das estruturas em colaboração com uma empresa de Olhão, tendo convidado para esta primeira exposição de rua o fotógrafo João Rodrigues, premiado em vários concursos internacionais e colaborador regular da revista National Geographic, tendo igualmente realizado o filme “Cavalos de Guerra” que retrata os cavalos-marinhos da Ria Formosa e com o qual foi distinguido em vários festivais de cinema ambiental.

O promotor da exposição é a Câmara Municipal de Faro, “procurando com esta iniciativa um maior fruição dos espaços ao livre da cidade e a continuação de um conjunto de iniciativas que visam dinamizar a cidade de Faro como candidata a Capital Europeia da Cultura 2027”, segundo um comunicado enviado à Wilder.

Foto: ALFA

Para a ALFA, esta exposição “é um marco importante para a associação porque não só contribui para uma ampla difusão da fotografia a um público universal, que muitas vezes não sente interesse em visitar uma galeria, mas que gosta de apreciar fotografia, ao mesmo tempo que está preparada para os novos desafios expositivos com privilegiam os espaços ao ar livre devido ao contexto pandémico em que vivemos”.

A exposição de rua ASul Profundo pode ser visitada até Outubro, estando prevista a sua posterior colocação noutros locais do concelho. 


Saiba mais sobre João Rodrigues aqui.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.