Guarda-rios. Foto: Andreas Trepte/Wiki Commons

Nove sugestões para um fim-de-semana dedicado às aves de Portugal

O festival EuroBirdwatch realiza-se este fim-de-semana, a 30 de Setembro e 1 de Outubro, com várias actividades gratuitas por todo o país. A Wilder foi espreitar o programa e deixa-lhe algumas propostas.

Dinamizado em Portugal pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o EuroBirdwatch é uma iniciativa da organização internacional BirdLife, com iniciativas por toda a Europa, lançada em 1993 com o objectivo de chamar a atenção para as aves migradoras e os seus habitats.

Espreite estas 10 acções, escolhidas entre as quase duas dezenas que estão programadas para todo o país, e se quiser participar não se esqueça de realizar a inscrição.

1.Passeio ornitológico em São Julião de Palácios, Bragança

Esta aldeia transmontana do concelho de Bragança acolhe um passeio guiado em busca da avifauna e do património locais, organizado pela associação Palombar. As vagas para inscrição são limitadas a dez e o prazo termina esta sexta-feira, às 12h00. Aqui.

Quando: Sábado dia 30 de Setembro, entre as 9h00 e as 13h00

Onde: São Julião de Palácios

Saiba mais aqui ou pelo telefone 914985049.

2. Observação de aves no Estuário do Minho, em Caminha

Organizada pela Corema – Associação de Defesa do Património, esta visita começa no cais do Ferryboat de Caminha, e continua ao longo da marginal Av. Dr. Dantas Carneiro e na foz do rio Coura. A observação será guiada por Carlos Venade, especialista em avifauna e fotógrafo de natureza. A inscrição é feita através do e-mail: [email protected]. Tem o preço de cinco euros (e de três euros para sócios), a pagar no início da actividade.

Quando: Sábado dia 30 de Setembro, entre as 10h00 e as 12h30

Onde: Cais do Ferryboat, em Caminha

Saiba mais aqui.

3. Observação de Aves no Parque da Cidade, Porto

Esta visita guiada pela SPEA vai em busca das aves que habitam o coração da cidade do Porto. “O Parque da Cidade funciona como o pulmão verde da Invicta, e alberga um número interessante de espécies de aves. É assim um excelente local de observação, tanto para iniciados como para observadores já experientes”, explica a associação. O custo é de oito euros por participante (oito euros para sócios da SPEA). As inscrições terminam esta quinta-feira, aqui.

Quando: Sábado dia 30 de Setembro, entre as 9h00 e as 11h00

Onde: Parque da Cidade, Porto

Saiba mais aqui.

4. Sessão de birdwatching e anilhagem de aves na Pateira de Frossos, Albergaria-a-Velha

Esta sessão de birdwatching e anilhagem de aves vai ser orientada pelo biólogo Luís Pascoal na Pateira de Frossos, considerada “um paraíso para as aves”, avança a associação Bioliving, que organiza esta iniciativa. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, aqui.

Quando: Sábado dia 30 de Setembro, às 8h00

Onde: Parque da Boca do Carreiro, Frossos, Albergaria-a-Velha

Mais informações aqui.

5. Madrugada no Paul de Tornada, Caldas da Rainha

Venha celebrar as aves migratórias e os seus habitats nos observatórios da Reserva Natural Local do Paul de Tornada, na madrugada do dia 30 de setembro, observando e registando as aves visualizadas. Esta actividade é organizada pelo GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e pela Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO. A actividade é gratuita e autónoma e as inscrições fazem-se aqui.

Quando: Sábado dia 30 de Setembro, entre as 7h00 e as 13h00

Onde: Reserva Natural Local do Paul de Tornada

Mais informações aqui.

6. Observação de Aves Aquáticas na Lagoa de Óbidos – BioLagoa de Óbidos

Este passeio interpretativo vai ser guiado pela Associação PATO e pelo ornitólogo Helder Cardoso. À noite, segue-se uma sessão para conhecer as borboletas nocturnas, esta já no âmbito da Rede de Estações de Borboletas Noturnas. A inscrição para as duas sessões é obrigatória, até às 15h desta sexta-feira, aqui.

Quando: Sábado dia 30 de Setembro, entre as 9h00 e as 12h00

Onde: Parque merendas das Salinas, Arelhos, Óbidos

Mais informações aqui.

7. Saíde de campo “À Descoberta das Aves da Serra da Estrela”

Esta saída de campo inclui a visita a vários locais nos concelhos de Covilhã, Gouveia, Manteigas e Seia. Organizada pela Câmara Municipal de Seia, Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens. A inscrição é gratuita mas obrigatória, aqui. Para mais informações contacte o CISE, através do e-mail [email protected] ou do telefone 238 320 300.

Quando: Domingo dia 1 de Outubro, com saída às 8h30 e chegada previsa para as 18h30

Onde: Ponto de encontro no CISE

Saiba mais aqui

8. Anilhagem de aves silvestres no Paul do Boquilobo, Santarém

Cartaxo-comum (Saxicola rubicola). Foto: Fernando Losada Rodríguez/Wiki Commons

Esta sessão de anilhagem é organizada pela 30POR1LINHA – Associação Sociocultural e Ambiental e pela Reserva Natural Paul do Boquilobo. Durante a atividade de anilhagem, os participantes terão a oportunidade de observar de perto as diversas espécies de aves que habitam ou visitam o Paul do Boquilobo. Especialistas em ornitologia estarão presentes para explicar o processo de anilhagem, fornecer informações detalhadas sobre as aves observadas e realçar o contributo desta técnica no auxílio à investigação e conservação das espécies. Segue-se um passeio para observação de aves, pelas 8h00. O custo é de cinco euros por pessoa (três euros para sócios). Inscrições pelo email [email protected].

Quando: Domingo dia 1 de Outubro, entre as 7h30 e as 12h30

Onde: Reserva Natural Paul do Boquilobo, Santarém

Mais informações aqui.

9. Passeio “Aves da Ribeira de Raia”

Organizado pela Associação dos Amidos da Natureza de Cabeção, esta actividade destina-se a dar a conhecer as aves da Ribeira da Raia no Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, Évora. As inscrições são gratuitas e terminam esta sexta-feira, aqui.

Quando: Domingo dia 1 de Outubro, entre as 8h30 e as 12h00

Onde: IBA de Cabeção e Freguesia de Cabeção, junto ao posto náutico do Gameiro

Saiba mais aqui.


Saiba mais.

Conheça o programa completo, com todas as actividades do EuroBirdwatch 2023 em Portugal.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.