Cinco livros de natureza para descobrir em Janeiro

Livros de fotografia e desenho, sobre florestas, peixes e anfíbios e ainda um guia com os melhores locais para observar aves na região de Albufeira e Vilamoura (Algarve) fazem parte das novidades literárias para Janeiro.

THE WILD REMEDY: HOW NATURE MENDS US – A DIARY

Por Emma Mitchell

Michael O’Mara

Data de publicação: 3 de Janeiro

Preço: 14.99 libras

O segundo livro de Emma Mitchell (depois de Making Winter, em 2017) é um diário ilustrado das suas caminhadas na natureza ao longo de um ano, num bosque junto à sua casa, numa praia de Pembrokeshire e num prado com flores silvestres em Derbyshire. Neste livro, Emma Mitchell – que sofre de depressão há 25 anos – leva-nos nos seus passeios, fotografando, colhendo e desenhando aquilo que encontra. Segundo a autora, estas caminhadas na região de Cambridgeshire Fens ajudam a melhorar o seu estado de espírito, vendo-as como terapêuticas. “Este não é apenas um diário da vida selvagem que encontro mas também um registo da minha saúde mental e de como cada passo que dou entre árvore e plantas, cada observação de uma estrelinha ou de um jacinto-dos-bosques me ajuda nos dias mais difíceis”, descreve Mitchell. Como investigadora, Mitchell interessou-se em como a natureza nos pode recuperar, nos mecanismos através dos quais as paisagens selvagens afectam os nossos corpos e mentes e podem ser verdadeiramente medicinais. “A minha esperança é que este livro – cheio de desenhos, aguarelas, fotografias e caligrafia, possa encorajar mais pessoas a fazer passeios ao ar livre e a contactarem com a natureza.”

SILVER SHOALS – FIVE FISH THAT MADE BRITAIN

Por Charles Rangeley-Wilson

Chatto & Windus

Data de publicação: Outubro 2018

Preço: 18,99 libras

Apesar de este livro já ter sido lançado em Outubro, decidimos inclui-lo nas nossas escolhas de Janeiro, já que esta semana foram lançados os trabalhos para actualizar o risco de extinção das espécies de peixes de rio e migradores de Portugal. É um tema sempre pertinente mas agora ainda mais. Neste livro, o autor Charles Rangeley-Wilson conta de que forma os peixes moldaram a história de Inglaterra e quão abundantes e valorizados foram durante séculos, antes da actual crise da sobre-pesca. Com esta obra ficará a saber como as enguias construíram mosteiros, como o bacalhau afundou a Armada espanhola ou como o típico prato fish and chips ajudou os britânicos durante as duas Guerras Mundiais.

BIRDING HOTSPOTS IN THE ALGARVE – ALBUFEIRA, VILAMOURA AND SURROUNDING AREAS

Gonçalo Elias

CreateSpace Independent Publishing Platform

Data de publicação: 13 de Dezembro

Preço: 5,04 euros (À venda online na Amazon.)

O escritor naturalista português Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal, lançou o sexto volume da série Birding hotspots in the Algarve. Este livro é dedicado à região de Albufeira, Vilamoura e áreas envolventes e contém uma descrição dos melhores locais para observar aves selvagens. Entre os destaques estão, por exemplo, a Lagoa dos Salgados, a foz do Almargem, os canaviais de Vilamoura, a Várzea de Quarteira, Guia e Paderne. A cada local são dedicadas duas páginas onde podemos encontrar a paisagem, um mapa com indicação das estradas e caminhos (e a melhor estratégia para chegar ao local), um texto descritivo e uma lista de espécies a observar por época do ano. Este “não é um guia de campo, de identificação de espécies, mas sim um complemento que pretende dar indicações precisas dos sítios concretos onde as pessoas podem ir”, para as ajudar a ter uma boa experiência de observação de aves, explicou Gonçalo Elias anteriormente à Wilder. O próximo volume, dedicado às zonas de Lagoa, Portimão e Monchique é esperado para Abril deste ano.

Leia aqui o que escrevemos sobre o volume dedicado à Ria Formosa.

SOUS LA FORÊT: POUR SURVIVRE IL FAUT DES ALLIÉS

Por Francis Martin

Humensciences Editions

Data de publicação: 9 de Janeiro

Preço: 19,90 euros

Sem os fungos, o Homem não teria sequer existido. Há 410 milhões de anos, facilitaram a colonização dos continentes pelas plantas e depois o nascimento das florestas. Hoje ajudam-nos a atenuar os efeitos das alterações climáticas nos ecossistemas florestais. As árvores assinaram um pacto secreto com estes seres microscópicos, nem animais, nem vegetais. Imagine debaixo dos seus pés, um mundo invisível, por vezes abalado por conflitos ferozes ou alianças duradouras que garantem a sobrevivência. Neste universo subterrâneo, as árvores e os fungos únem-se para criar imensas redes de comunicação e troca de alimento. Pelas florestas dos quatro cantos do planeta, Francis Martin conta estas histórias e revela as mais recentes descobertas científicas.

AMPHIBIANS OF EUROPE, NORTH AFRICA AND THE MIDDLE EAST: A PHOTOGRAPHIC GUIDE

Por Christophe Dufresnes

Bloomsbury Wildlife

Data de publicação: 10 de Janeiro

Preço: 20 libras

Recheado com impressionantes fotografias, este guia prático e compacto inclui 142 espécies de anfíbios. Desde os comuns sapos e rãs às exóticas salamandras e tritões, Christophe Dufresnes, biólogo de campo, descreve, em textos detalhados, a aparência de cada espécie, bem como o seu habitat, comportamento, ecologia e estatuto de conservação. Este guia está organizado por famílias e cada espécie tem um mapa com a sua distribuição, fotografias a cores e dicas para ajudar à sua identificação.