Dez novos livros sobre natureza a não perder

A não perder

Livros de fotografia, de ilustração e novas obras de autores consagrados – como Tristan Gooley, Paul Evans e Stephen Moss – fazem parte das novidades literárias deste Outono.

 

THE NATURE INSTINCT: RELEARNING OUR LOST INTUITION FOR THE INNER WORKINGS OF THE NATURAL WORLD

Por Tristan Gooley

The Experiment

Data de publicação: 20 de Novembro

Preço: 22,36 euros

O autor de Natural Navigator, How to Read WaterThe Lost Art of Reading Nature Signs está de regresso. Tristan Gooley, escritor naturalista britânico, mostra como ele e outros conhecedores da natureza, desde Inglaterra ao Congo, recuperaram aquele “sexto sentido” e a profunda compreensão do mundo que nos rodeia. A natureza está cheia de pistas que podemos procurar e utilizar para, por exemplo, saber encontrar o Sul ou para prever se vai chover. Com treino e observação cuidadosa, podemos explorar este tipo de intuição – para encontrar o caminho de volta se estivermos perdidos numa floresta ou para saber se um animal selvagem pode constituir um perigo -, mesmo sem pensarmos muito no assunto.

 

HOW TO SEE NATURE

Por Paul Evans

ANOVA Pavilion

Data de publicação: 4 de Outubro

Preço: 19,92 euros

Paul Evans, cronista no jornal The Guardian e autor de livros como Field Notes from the Edge e Herbaceous, traz-nos uma colecção de ensaios sobre o mundo natural em Inglaterra. É um livro tanto para aqueles que vivem no mundo rural como para os que vivem nas cidades, mas que contactam diariamente com a natureza. Seja através de baldios, jardins urbanos ou espaços verdes abandonados, rios e estuários. Evans entrelaça referências históricas, culturais e literárias na sua escrita, desde TS Eliot a Bridget Riley, ou mesmo a Napoleão. Fala de flores silvestres, borboletas, morcegos, aranhas, guarda-rios, lontras e garças. O livro termina com um bestiário, uma selecção da vida selvagem baseada nos encontros de Paul Evans com a natureza.

 

DYNASTIES: THE RISE AND FALL OF ANIMAL FAMILIES

Por Stephen Moss

BBC Books

Data de publicação: 25 de Outubro

Preço: 18,40 euros

Este é o livro que complementa a nova série televisiva da BBC Earth, Dynastiescom assinatura de Sir David Attenborough. Conta as histórias de cinco dos animais mais conhecidos e ameaçados do planeta: pinguins, chimpanzés, leões, tigres e cães-selvagens-africanos. Cada uma destas famílias tem de enfrentar os seus rivais e as forças da natureza, numa luta pela sobrevivência e pelo futuro das suas dinastias. Este livro faz-nos compreender melhor as hierarquias dentro das famílias e cada capítulo segue uma dinastia diferente, desde um tigre que protege as suas crias em África às colónias de pinguins na Antárctida. Com mais de 200 fotografias e comentários da equipa da série da BBC Earth, Dynasties revela com um detalhe impressionante as vidas sociais de alguns dos animais mais fascinantes do planeta.

 

THE ART OF FUNGI PHOTOGRAPHY

Por Paul Hobson

Natures Images Publishing

Data de publicação: 1 de Novembro

Preço: 23,66 euros

Começando com os princípios básicos da fotografia, este livro conduz-nos pelas técnicas criativas e detalhadas que permitem criar imagens inovadoras das várias espécies de cogumelos. O livro segue a viagem fotográfica de Paul Hobson que, durante três anos, experimentou uma série de métodos para produzir esta obra, com imagens desafiantes e originais. Todas as técnicas, como infravermelhos e bioluminescência, estão totalmente descritas e explicadas. É um livro tanto para fotógrafos iniciados como para os já experientes.

 

CIRCO DE GÓRIZ. ORDESA. EL CORAZÓN DE LA MONTAÑA

Por Francisco Hernández

Ediciones Rodeno

Data de publicação: 20 de Outubro

Preço: 13,30 euros

Este é o terceiro livro do ilustrador espanhol Francisco Hernández. Em Julho de 2017 passou dez dias nas montanhas pirenaicas, no Parque Nacional de Ordesa y Monte Perdido, um lugar especial que visita regularmente há 20 anos. A obra, o resultado da relação do ilustrador com este espaço, é um caderno cheio de desenhos e textos, de sensações e histórias.

 

THE WALL OF BIRDS: ONE PLANET, 243 FAMILIES, 375 MILLION YEARS

Por Jane Kim, Thayer Walker

Harper Collins

Data de publicação: 29 de Novembro

Preço: 41,31 euros

Parte homenagem, parte viagem artística, The Wall of Birds conta a fantástica história da evolução das aves, ao longo de 375 milhões de anos. É a celebração da diversidade das espécies, captada pelo mural pintado pela artista Jane Kim no Cornell Lab of Ornithology, nos Estados Unidos. Cheio de fotografias e ilustrações detalhadas, o livro deixa os leitores explorarem estas criaturas espantosas, família por família e continente por continente. As imagens são acompanhadas por textos que narram as forças evolutivas que criaram tantas formas e cores e revelam lições sobre as aves,  importantes para os desafios da Humanidade.

 

LES ANIMAUX DE BUFFON

Por Jacques Cuisin

Decitre

Data de publicação: 7 de Novembro

Preço: 39,90 euros

Descubra os animais da História Natural de Buffon, através de pranchas ilustradas do século XVIII, comentadas pelo responsável das colecções do Museu Nacional francês de História Natural, Jacques Cuisin. Nesta obra, o autor faz renascer as pranchas coloridas da História Natural de Buffon, dando um olhar especializado sobre o destino das espécies, desde as mais comuns, como a girafa, às mais raras, como o ocelote, do século XVIII até aos nossos dias. São 130 animais retratados nesta obra naturalista que permite ao leitor conhecer cada animal, a sua história e o seu ambiente, num momento em que tantas espécies estão em vias de extinção.

 

THE SPLENDOR OF BIRDS: ART AND PHOTOGRAPHY FROM NATIONAL GEOGRAPHIC

Por National Geographic

National Geographic Society

Data de publicação: 29 de Outubro

Preço: 59,28 euros

Esta é uma colecção de ilustrações e fotografias, seleccionadas dos arquivos da National Geographic, que celebra a beleza das aves selvagens. São imagens captadas e criadas ao longo dos anos, desde pinturas luminosas a fotografias captadas graças às últimas tecnologias que revelam momentos raramente vistos. E são muitas as espécies neste livro. Pequenas aves canoras no parapeito da janela da cozinha ou aves-do-paraíso nas suas danças de conquista e carriças no seu ninho. Aqui poderá ver imagens de fotógrafos afamados, como Chris Johns, Frans Lanting, Joel Sartore e Tim Laman.

 

THE EMPIRE OF THE EAGLE: AN ILLUSTRATED NATURAL HISTORY

Por Mike Unwin, David Tipling

Yale University Press

Data de publicação: 2 de Novembro

Preço: 35,95 euros

As águias invocam um atractivo único no reino das aves pela combinação de poder, graciosidade e eficácia. Estas rapinas têm sido símbolo de orgulho, liberdade e espírito independente desde tempos imemoriais. Este livro reúne cada uma das 68 espécies de águias actualmente reconhecidas no mundo. As descrições vívidas de Mike Unwin juntam-se às fotografias captadas ou seleccionadas por David Tipling para nos inspirar para estes animais. Os capítulos estão organizados por habitats e falam da vida e das adaptações únicas de cada espécie, bem como do significado das águias nas culturas de vários países e das ameaças que enfrentam às mãos dos humanos.

 

LA VIE DE LA MONTAGNE

Por Bernard Fischesser

Delachau et Niestle

Data da publicação: 31 de Outubro

Preço: 39 euros

A altitude, o gelo, a neve, os declives e a água fazem da montanha um meio excepcional, em perpétua evolução. Apesar de as condições que ali reinam serem difíceis e limitativas, a montanha alberga numerosas espécies de animais e de plantas que a ela se adaptaram, por vezes de forma surpreendente. Ricas e diversas, a flora e a fauna dão provas de uma impetuosa força de vida. Bernard Fischesser quis explicar em detalhe o funcionamento deste meio impressionante, graças a esquemas didácticos e a imagens. A mensagem que defende é que cabe ao Homem preservar as paisagens e salvaguardar as riquezas únicas deste ecossistema.