Nasceram duas crias de panda-gigante em Zoo francês

Duas crias de panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca), espécie protegida e Em Perigo de extinção, nasceram na madrugada de segunda-feira no Zoológico francês de Beauval.

Huan Huan deu à luz duas crias na madrugada de 2 de Agosto. Foi um “momento feliz muito esperado no ZooParc de Beauval”, escreveu o Zoo em comunicado.

Depois de oito horas de trabalho de parto, Huan Huan deu à luz as suas duas crias, a primeira às 01h03 (com 149 gramas) e a segunda às 01h10 (com 129 gramas). “Foi uma explosão de alegria das equipas do Zoo, desejosas de ver nascer estes minúsculos pandas.”

Panda Huan Huan com as suas crias. Foto: ZooParc de Beauval

Huan Huan depressa começou a cuidar das crias, que estão de boa saúde.

“Estamos a viver um momento de rara intensidade”, comentou, em comunicado, Delphine Delord, directora do ZooParc de Beauval, em Saint-Aignan, a cerca de 200 quilómetros de Paris. “Estes nascimentos são sempre excepcionais (…) e são fruto dos esforços das nossas equipas que nunca se pouparam para proporcionar o máximo de bem-estar aos animais.”

Huan Huan tinha sido emparelhada com o macho Yuan Zi no passado mês de Março. Paralelamente, uma equipa de especialistas em reprodução animal do Institute for Zoo and Wildlife Research de Leibniz realizou uma inseminação artificial para aumentar as hipóteses de fecundação.

Estas são a segunda e a terceira crias de panda-gigante da fêmea Huan Huan no Zoo de Beauval, depois de ter dado à luz Yuan Meng a 4 de Agosto de 2017. Yuan Meng foi o primeiro panda a nascer em França.

O casal de pandas Huan Huan e Yuan Zi foi cedido temporariamente pela China à França em 2012. Inicialmente estava previsto que os animais ficassem em França durante dez anos, mas o ZooParc de Beauval já está em conversações com as autoridades chinesas para prolongar esta estadia.

Panda-gigante. Foto: Randy Chiu/WikiCommons

Segundo explicou o Zoo francês, todos os pandas-gigantes pertencem à China, de onde são originários, mesmo os pandas nascidos em outros países.

O panda-gigante é uma espécie Em Perigo de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). Estima-se que existam entre 1.000 e 2.000 pandas em estado selvagem, todos circunscritos a uma região da China que abrange três províncias: Gansu, Shaanxi e Sichuan (cerca de 75% da população vive na província de Sichuan).

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.