Oito novas espécies de orquídeas descritas na Colômbia

Oito novas espécies de orquídeas endémicas da Colômbia foram descobertas no Parque Nacional Natural Farallones de Cali, revelou recentemente o Governo colombiano.

As espécies – Lephantes dianatrijilloana, Lephantes dianauribeana, Lephantes gloriagaleanoana, Lephantes laurarestrepoana, Lephantes margaritamarinoana, Lephantes nidiagongorana, Lephantes nubiamuñozana e Lephantes paolaalzateana – foram batizadas para homenagear oito mulheres representativas da história da Colômbia, entre elas a historiadora Diana Uribe e a engenheira aeroespacial Diana Trujillo.

Na Colômbia, os taxonomistas estão a correr contra o tempo para descrever a biodiversidade do país, ameaçada pela extinção de espécies e destruição de habitats.

Segundo os investigadores que descreveram estas novas espécies, num artigo científico publicado em Janeiro na revista Harvard Papers in Botany, “as orquídeas estão entre as espécies mais ameaçadas”.

Um dos géneros de orquídeas na Colômbia é o Lepanthes, descrito por Swartz em 1799. Este é o segundo género com mais espécies nas regiões tropicais, depois do Stelis sp., e tem mais de 1190 nomes distribuídos desde o México à Bolívia.

Ainda assim, se olharmos para o nível das espécies, há fortes confinamentos geográficos que tornam este um género com muitos endemismos.

A Colômbia alberga a maior diversidade de espécies do género Lepanthes dos neo-trópicos, com 377 espécies.

O Parque Nacional Natural Farallones de Cali, criado em 1968, é um dos menos estudados da Colômbia. Quanto à diversidade de orquídeas, até recentemente eram 819 as espécies registadas em todos os parques naturais do país, com apenas 110 espécies no Parque Los Farallones.

Em 2020, um novo estudo registou 430 espécies de orquídeas para esta área protegida. “Dada a sua elevada extensão, que o torna num dos maiores parques da Colômbia, e com muitas das suas florestas ainda por explorar, são descobertas novas espécies de orquídeas todos os anos”, salientam os investigadores.