Foto: Johan Hansson / Wiki Commons

Publicada maior base de dados sobre mamíferos em Portugal, com mais de 105.000 registos

A informação vai servir de base à revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos, mas está também disponível para todos os interessados no estudo deste grupo de animais.

A equipa do projecto do Livro Vermelho dos Mamíferos, que está a trabalhar na revisão do estatuto de ameaça e estado de conservação destas espécies em Portugal, realizou uma “compilação inédita” de dados de ocorrências georreferenciados de mamíferos em Portugal Continental e nos Açores e Madeira.

A nova base de dados pública inclui 105.026 registos de 92 espécies de mamíferos terrestres e marinhos, desde 1873 a 2021, sendo que 72% dos dados correspondem ao período entre 2000 e 2021, indicam numa nota de imprensa os responsáveis do Livro Vermelho dos Mamíferos, lançado em 2019.

Envolvidos na produção desta base de dados estiveram cientistas de diferentes universidades portuguesas, consultores e técnicos dos centros de recuperação de vida selvagem, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, de Câmaras Municipais e ONGs. O projecto foi liderado por Clara Grilo, investigadora do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM Ciências), ligada à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e os resultados foram publicados na revista científica Ecology.

“Esta informação serve não só de base para a Revisão do Livro Vermelho de Mamíferos em Portugal, mas também estará disponível a todos os interessados que pretendam estudar as espécies de mamíferos que ocorrem em Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira”, destaca Clara Grilo.

Quase metade dos registos são de espécies ameaçadas

Entre os 105.026 registos disponíveis, mais de 40.000 pertencem a espécies ameaçadas, de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (2005) e com a União Internacional para a Conservação da Natureza, como são os casos do coelho-bravo, a foca-monge-do-mediterrâneo e o lince Ibérico

“Várias espécies de mamíferos terrestres estão ameaçadas pela perda de habitat e pela perseguição humana, como o controlo de predadores ou atividades de caça ilegal, e algumas espécies mamíferos marinhos estão ameaçadas pela colisão com navios, a poluição, a pesca de arrasto, e falta de recursos alimentares”, sublinha Clara Grilo.

“Com este grande conjunto de dados é possível desenvolver estudos mais robustos sobre os factores que promovem a sua ocorrência e desta forma auxiliar no desenvolvimento de estratégias de conservação para estas espécies em Portugal.”

O projeto de “Revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental e Contributo para a Avaliação do seu Estado de Conservação” tem como objectivo descobrir, dentro desse grupo, quais são as espécies mais ameaçadas e as que pelo contrário estão mais estáveis ou a aumentar a sua população.

A área de intervenção abrange o território de Portugal Continental. Os trabalhos de campo incidem com maior atenção na Rede Nacional de Áreas Protegidas e nas Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000.

A avaliação global do estado de conservação das espécies abrangidas pela Diretiva Habitats constitui é outro dos principais objetivos do projecto. Esta análise, de acordo com a equipa, vai ser crucial para o estabelecimento de medidas e acções a desenvolver no âmbito da conservação dos mamíferos em Portugal.

Recorde várias medidas de protecção dos mamíferos em Portugal, sugeridas por alguns dos investigadores ligados ao Livro Vermelho dos Mamíferos.