Zigaena-fausta (Zygaena fausta). Foto: Albano Soares

Estações da Biodiversidade: Aceite o desafio e descubra estes 13 insectos comuns em Oeiras

Em diversos locais do município, pode encontrar painéis com informação sobre os insectos e a flora aí observados. Trace um percurso e parta “à caça” destas espécies. Sozinho, com amigos ou em família.

Nos últimos dois anos, por todo o concelho de Oeiras foram inaugurados diversos Biospots e três Estações da Biodiversidade (EBIO), numa parceria entre a autarquia, a associação Tagis e o cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, ligado à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O objectivo deste projecto e do guia de campo, disponível gratuitamente, é abrir a porta do mundo dos insectos a quem deseja conhecer melhor a biodiversidade do município.

Com a ajuda das sugestões e informações da equipa responsável por este projecto, faça-se ao caminho, procure estes 13 insectos comuns e registe-os na plataforma Biodiversity4All.

Para começar, cinco espécies que já foram identificadas na EBIO Quinta do Recreio do Marquês de Pombal:

1. Bicho-pau-ibérico (Leptynia attenuata)

Bicho-pau-ibérico (Leptynia attenuata). Foto: Rui Félix

Podem ser observados de Junho a Setembro. Estão mais activos durante a noite e podem encontram-se facilmente em cima de giestas. As jovens ninfas surgem na Primavera e os adultos no Verão.

2. Libélula-esmeralda (Oxygastra curtisii)

Libélula-esmeralda (Oxygastra curtisii). Foto: Albano Soares

Estas libélulas de olhos esverdeados voam de Abril a Agosto e podem encontrar-se junto a riachos e ribeiras que tenham árvores nas margens, em especial na metade norte do país, para cima do Tejo. É uma espécie protegida a nível europeu.

3. Zigaena-fausta (Zygaena fausta)

Zigaena-fausta (Zygaena fausta). Foto: Albano Soares

Estas mariposas ou borboletas nocturnas voam de Junho a Outubro. Apesar do grupo a que pertencem, estão activas durante o dia, tal como muitas outras mariposas. As lagartas comem pascoínhas.

4. Libélula-anelada (Cordulegaster boltonii)

Libélula-anelada (Cordulegaster boltonii). Foto: Albano Soares

As ninfas desta espécie podem passar até sete anos dentro da água dos ribeiros ou noutro ambiente aquático. Podem ser observadas a voar, no estado adulto, entre Abril e Outubro. Os machos são “muito territoriais” e patrulham os ribeiros “com um ar pesado”, informa o “Guia de Campo de Insetos e Plantas de Oeiras”.

5. Borboleta-carnaval (Zerynthia rumina)

Borboleta-carnaval (Zerynthia rumina). Foto: Rui Félix

Esta bonita borboleta voa de Fevereiro a Junho. As suas lagartas alimentam-se apenas de plantas do género Aristolochia, ao qual pertence por exemplo a erva-bicha ou estrelamim (Aristolochia paucinervis).

De seguida, visite a Fábrica da Pólvora, onde poderá procurar vários insectos com a ajuda de um Biospot, incluindo estes dois:

6. Libelinha-de-mercúrio (Coenagrion mercuriale)

Libelinha-mercúrio (Coenagrion mercuriale). Foto: Rui Félix

Estas libelinhas de tons azulados podem ser observadas de Abril a Julho, junto a pequenos cursos de água, de preferência com água bem oxigenada e com muitas plantas aquáticas. É muito sensível a alterações no seu habitat, como por exemplo a poluição.

7. Coletes-dos-cardos (Colletes abeillei)

Coletes-dos-cardos (Colletes abeillei). Foto: Albano Soares

Esta abelha solitária pode ver-se principalmente de Maio a Agosto. Visita apenas as plantas da família das asteráceas, como são as margaridas, os crisântemos e os girassóis, entre outras. Constrói as células onde deposita os ovos debaixo do solo e protege-as com uma substância que fabrica com a língua, semelhante ao celofane.

Depois da Fábrica da Pólvora, visite a EBIO Serra de Carnaxide, onde poderá deparar com estas duas curiosas espécies:

8. Mariposa-tigre (Epicallia villica)

Mariposa-tigre (Epicallia villica). Foto: Albano Soares

Estas vistosas mariposas voam de Março a Julho. As cores desta borboleta, na verdade, alertam para o facto de causar irritação e mau gosto. Os machos estão activos durante a noite, mas as fêmas podem ser observadas durante o dia. Já as lagartas alimentam-se principalmente de silvas, embora também não desgostem de outras plantas.

9. Grilo-de-Pala (Scioba lusitanica)

Grilo-de-Pala (Sciobia lusitanica). Foto: Albano Soares

Estes gafanhotos, que podem ser encontrados apenas na Península Ibérica e em Marrocos, costumam ficar escondido durante o dia debaixo de pedras e em cavidades no chão. Não conseguem voar por terem asas curtas. Os machos (na foto) apresentam uma estrutura em forma de pala, muito desenvolvida, que ajuda a identificar a espécie.

No Parque dos Poetas, pode encontrar informação sobre insectos comuns que ali costumam ser observados, como é o caso destes dois:

10. Borboleta-do-medronheiro (Charaxes jasius)

Borboleta-do-medronheiro (Charaxes jasius). Foto: Albano Soares

Trata-se da maior borboleta diurna da Europa. A lagarta, tal como indica o nome, alimenta-se apenas das folhas do medronheiro, pelo que as borboletas-do-medronheiro podem ser encontradas junto a locais onde abundam estes arbustos de frutos saborosos. Voam de Março a Outubro.

11. Mosca-das-flores-de-olhos-pontilhados (Eristalinus aeneus)

Mosca-das-flores-de-olhos-pontilhados. Foto: Rui Félix

Estas moscas-das-flores são uma espécie cosmopolita, o que significa que podem ser encontradas um pouco por todo o mundo. Voam de Março a Outubro e os adultos alimentam-se do néctar das flores.

Passando à Quinta Real de Caxias, irá encontrar fotografias de várias espécies, como esta interessante abelha. Não deixe de a procurar durante a sua época de voo:

12. Abelha-corta-folhas (Megachile maritima)

Abelha-corta-folhas (Megachile maritima). Foto: Albano Soares

Estas abelhas solitárias fazem os seus ninhos em cavidades e forram as pequenas células onde depositam os ovos com folhas que cortam e transportam para o local, daí o seu nome comum. Podem ser vistas em voo entre Maio e Outubro.

Quanto à orla marítima, cada uma das seis praias do município tem igualmente um Biospot à entrada, representado por um painel. Procure-os e registe os insectos que encontrar, a começar por esta vespa colorida:

13. Vespa-das-dunas (Bembix oculata)

Vespa-das-dunas (Bembix oculata). Foto: Albano Soares

As vespas-das-dunas voam de Abril a Setembro. Os adultos alimentam-se de néctar. As fêmeas escavam pequenos túneis na areia, que são vigiados pelos machos, para aí guardarem os alimentos que serão dados às pequenas larvas, quando estas nascerem.

Esta é a lista das Estações da Biodiversidade (EBIO) e dos Biosposts no concelho de Oeiras, que todos podemos visitar:

Biospot Parque Urbano de Miraflores

Biospot Quinta Real de Caxias

Biospot Fábrica da Pólvora