Que espécie é esta: aranha tecedeira-angulosa

Naturalistas locais

Foto: Carlos Noivo

O leitor Carlos Noivo fotografou esta aranha em Outubro de 2019 em Torres Novas e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.

 

 

Trata-se de uma aranha tecedeira-angulosa (Araneus angulatus).

Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

Esta aranha parece ser uma fêmea de Araneus angulatus.

São aranhas de grande teia orbicular, como a que associamos ao homem aranha.

Não costumam andar no solo. Creio que algo ou alguém terá destruído a sua teia e o pequeno animal estava desorientado e com medo à procura de abrigo quando foi fotografado. Ver uma aranha destas a andar numa rocha é como ver um leão lançado ou mar ou um tubarão trazido para terra.

Esta espécie tem uma coloração muito variável, mas que não é frequentemente verde azulada. A esta variação particular normalmente chama-se Araneus angulatus personatus ou Araneus angulatus var personata.

A coloração verde clara sobressai contra a rocha, mas é uma excelente camuflagem contra os troncos com líquenes onde a aranha normalmente habita.

 

Em Agosto de 2018 foi descoberta para a Ciência em Espanha uma nova espécie de aranha do mesmo género da aranha que Carlos Noivo encontrou. Era a Araneus bolani, uma aranha que vive nos troncos e nos ramos de árvores nas planícies agrícolas do Centro de Espanha.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.