pequenas flores laranja num prado
Foto: Joana Bourgard
/

Há um novo Consultório que ajuda a desvendar o mundo das plantas

Que planta é esta? Quando a devo regar? Como tratar esta praga? O novo Consultório Botânico da Universidade de Coimbra (UC) responde a estas e muitas outras perguntas. E de forma gratuita.

 

Os contactos com este novo consultório, coordenado pela equipa do Jardim Botânico da UC, podem fazer-se através da Internet ou mesmo no próprio local – embora nesse caso seja necessária marcação prévia, explica Alexandre Gamela, responsável pela comunicação do projecto.

Em alternativa, “como alguns dos pedidos se referem a espécies com algum porte, podem enviar fotografias do aspecto geral da planta, e de pormenor das folhas, frutos e flores através de um formulário no nosso site.”

Quem pode recorrer a este serviço? “Todas as pessoas que tenham dúvidas sobre as plantas que têm em casa, ou sobre espécies com que se tenham cruzado e que não conseguem identificar”, adianta.

A equipa do consultório responde também a perguntas mais gerais sobre botânica, “mesmo aquelas que parecem de resposta óbvia”, uma vez que o grande objectivo deste projecto é “estimular a curiosidade e fazer com que olhemos para as plantas de outra forma e como parte integrante do nosso dia-a-dia.”

Este novo projecto nasceu na sequência do podcast do Jardim Botânico da UC, em que vários especialistas respondiam a perguntas sobre o mundo vegetal, e também por causa do apoio dado aos novos alunos da universidade, no âmbito do projecto UC.Plantas. Estes adoptaram uma pequena planta para terem em casa, durante o ano lectivo.

Para responder a todos os pedidos que chegam ao consultório, a equipa do Jardim Botânico recorre “aos seus próprios recursos humanos e científicos”, além de trabalhar “em estreita colaboração com o Centro de Ecologia Funcional, que tem dezenas de investigadores especializados em diversas áreas da Botânica”. E quando é necessário, pede ainda ajuda a outros especialistas, “que podem responder a questões mais específicas.”

Para o futuro, para que o contacto com o público “seja mais imediato e próximo”, estão também a planear a realização de dias abertos do Consultório Botânico, dedicados a receber as pessoas e as suas plantas.

 

Nova temporada do podcast recebe perguntas

Dentro de pouco tempo, em Fevereiro, vai arrancar também a segunda temporada do podcast “Todas as plantas têm nome”, uma colaboração entre o Jardim Botânico e a Rádio Universidade de Coimbra.

O objectivo será responder a perguntas enviadas pelo público em geral, adianta Alexandre Gamela. “Podem enviar todas as perguntas, por mais descabidas que possam parecer, desde o uso que as plantas podem ter, como se reproduzem, porque é as flores não duram o ano inteiro (ou se há flores que sim), se as árvores também são plantas, a título de exemplo.”

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Pode enviar as suas dúvidas e questões para o Consultório Botânico da Universidade de Coimbra, através deste formulário ou do email [email protected]. Se quiser ver as suas dúvidas respondidas no podcast “Todas as plantas têm nome”, pode também usar o mesmo email.

O Consultório Botânico colabora também com a Wilder, na identificação de espécies vegetais, no âmbito da da rubrica “Que espécie é esta?”.

 

 

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.