Cinco livros para Setembro

A não perder

Sugestões para cinco livros sobre natureza, para ler em Setembro à sombra de uma árvore, na praia ou enroscado no sofá.

 

 

SERRA DA ESTRELA: OS MELHORES LOCAIS PARA OBSERVAR AVES

Por Gonçalo Elias

Amazon Digital Services LLC

Data de publicação: 15 de Agosto

Preço: 5,75 dólares (3,49 versão Kindle)

Este é um guia prático para quem quer descobrir as espécies de aves da Serra da Estrela. Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal e escritor naturalista, propõe 19 locais para observar aves selvagens no Parque Natural da Serra da Estrela ou nas zonas envolventes. Para cada um dos locais seleccionados, são indicadas as espécies mais características, são sugeridos itinerários de observação e é incluído um pequeno mapa da área. O melro-d’água, o melro-das-rochas, o tordo-zornal, a escrevedeira-das-neves ou a sombria são algumas das espécies que não pode perder.

 

 

TRAS LAS HUELLAS DE LA FAUNA IBÉRICA

Por Víctor J. Hernández (textos) e Eduardo Rodríguez (ilustrações)

Tundra ediciones

Data de publicação: 30 de Setembro

Preço: 16,50 euros

Esta é a terceira edição da obra e traz novos capítulos. Nas suas 200 páginas podemos encontrar numerosas ilustrações que testemunham uma viagem de descoberta da fauna selvagem ibérica. As ilustrações de Eduardo Rodríguez acompanham os relatos de vivências reais, retirados dos cadernos de campo do naturalista Víctor J. Hernández. Aqui estão reunidas as jóias da fauna ibérica que enriquecem florestas, montanhas, zonas costeiras e zonas húmidas.

 

 

JOURNEYS TO THE OTHER SIDE OF THE WORLD

Por David Attenborough

Two Roads

Data de publicação: 6 de Setembro

Preço: 18,78 libras

Desde Madagáscar às ilhas do Pacífico e à Austrália, David Attenborough e o seu operador de câmara registaram a vida selvagem e as vidas dos povos das regiões que visitavam. Esta é uma viagem pela natureza e pelas tradições culturais, cheia de camaleões, aves do paraíso e tantos outros animais em alguns dos ambientes mais icónicos do planeta. Este livro, escrito com o charme e humor que caracterizam David Attenborough segue as pisadas da obra Zoo Quest, onde o naturalista narrou as suas viagens nos anos 1950 pelo mundo no âmbito do programa Zoo Quest, para a BBC.

 

 

URBAN ARBOREAL: A MODERN GLOSSARY OF CITY TREES

Por Michael Jordan (textos), Kelly Louise Judd (ilustrações)

White Lion Publishing

Data de publicação: 6 de Setembro

Preço: 18 libras

Este é um glossário moderno das árvores das nossas cidades, desde Buenos Aires e Berlim a São Francisco e Sidney. Neste livro de Michael Jordan, com ilustrações de Kelly Louise Judd, ficamos a conhecer as histórias escondidas de lugares, marcados profundamente por verdadeiros gigantes botânicos. O livro Urban Arboreal é considerado uma ode às árvores urbanas e a alguns dos lugares preferidos de quem vive nas cidades.

 

 

SPIX’S MACAW: THE RACE TO SAVE THE WORLD’S RAREST BIRD

Por Tony Juniper

Fourth Estate

Data de publicação: 5 de Maio de 2003

Este não é um livro recente. Ainda assim, julgamos ser especialmente relevante, dado que este mês a Birdlife International anunciou que esta ave, a arara-azul-de-spix (Cyanopsitta spixii), é uma das oito espécies a desaparecer nesta década. Neste livro, Tony Juniper conta a história da espécie e da sua luta contra as forças da extinção. De como nos anos 1990 apenas restava um indivíduo, um macho solitário, na natureza. Com um detalhe impressionante, este livro narra a dramática história de uma operação de resgate e de como o egoísmo e a ganância humanas empurraram esta fantástica ave para a extinção. Pode ser uma parábola ambiental para os nossos tempos.