Ilustração: Rita Cortês de Matos

Está aberta a 7ª edição do prémio internacional de ilustração científica e natureza

Naturalistas

De 1 a 31 de Outubro, os ilustradores que trabalham para divulgar a Ciência através da imagem podem concorrer à 7ª edição do Prémio Internacional de Ilustração Científica. Na última edição foram a concurso mais de 500 ilustrações.

A Illustraciencia – Prémio Internacional de Ilustração Científica e de Natureza é organizada pela Associação Catalã de Comunicação Científica e pelo Museu Nacional espanhol de Ciências Naturais.

O grande objectivo é “divulgar e premiar a ilustração científica, mostrar o trabalho dos ilustradores científicos e aproximar a ciência e a sociedade”, explicam os organizadores numa nota.

A edição de 2018 teve como vencedora a ilustradora portuguesa Rita Cortês de Matos, com um trabalho sobre o ciclo de vida do maior escaravelho da Europa, a vaca-loura (Lucanus cervus).

Outro português venceu a edição de 2017. Pedro Salgado, ilustrador naturalista especializado em espécies de peixes marinhos, venceu a Illustraciencia com uma série de quatro ilustrações de peixes do Mediterrânico: mero, serrano-de-rolo, serrano-riscado e serrano-alecrim.

A Illustraciencia começou em 2009 como um projecto para aproximar a Ciência à sociedade através da ilustração. A ideia evoluiu para um prémio internacional que quer dar visibilidade ao trabalho dos ilustradores, independentemente do seu país de origem.

De todas as obras a concurso serão selecionadas 40, que irão constar de um catálogo e de uma exposição itinerante. De entre essas 40, o júri vai seleccionar um vencedor na categoria de Ilustração Científica e um vencedor na categoria Ilustração Naturalista, ambos com prémios de 600 euros cada.

Os critérios do júri são o rigor científico, clareza, originalidade e capacidade de divulgação.

Além daquelas duas obras haverá ainda um prémio do público. A eleição do prémio do público vai realizar-se por votação no site do prémio, entre 19 e 26 de Novembro.

Os vencedores desta edição serão conhecidos a 2 de Dezembro.

Esta iniciativa “transformou-se numa plataforma internacional para divulgar os profissionais da ilustração científica e de natureza que aproximam a ciência e a natureza à sociedade”, disse Miquel Baidal, coordenador do Prémio. “O nosso objectivo é continuar a transmitir a importância da ilustração científica e premiar os profissionais que se dedicam a esta disciplina.”

A Illustraciencia organiza actividades gratuitas sobre desenho de natureza, como ateliers de ilustração para jovens e crianças e  um encontros de ilustradores.

“Esta colaboração que iniciámos com a Illustraciencia permite dar maior visibilidade ao trabalho dos ilustradores científicos”, comentou Pilar López García Gallo, directora do Departamento de Comunicação e Programas Públicos do Museu espanhol. Este trabalho conjunto ajuda “a difundir o conhecimento, um dos objectivos fundamentais da instituição que represento”.


Saiba mais.

Leia aqui a entrevista a Rita Cortês de Matos.

Descubra seis coisas que todos os (bons) desenhadores naturalistas fazem.