Foto: Nuno Luís/Wiki Commons

Foto do português Nuno Luís vence etapa internacional do concurso Wiki Loves Earth

Início

Apelidada de “Ninho ao luar”, esta imagem foi captada na Costa Vicentina. Conheça a história que está por trás.

Vencedora na categoria “Paisagem”, esta fotografia de um ninho de cegonha banhado pela luz do luar, “próximo de rochas e de água cheias de força”, retrata “uma paisagem de tirar a respiração captada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”, descreve a organização do concurso, no anúncio dos vencedores.

Esta foto, que na fase nacional do concurso tinha ficado em segundo lugar na categoria “Paisagem”, tinha vencido também a menção honrosa do Troféu Oceanos, criado em 2022 por sugestão do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, parceiro da competição. 

Foto: Nuno Luís/Wiki Commons

Nuno Luís, 49 anos, trabalha como consultor de sistemas de informação. Enquanto fotógrafo amador escreve também para a revista de fotografia Perspetiva, onde assina a coluna “Convergências”.

A foografia do ninho foi tirada no Cabo Sardão, concelho de Odemira, “onde a paisagem é particularmente dramática e as cegonhas fazem os seus ninhos nos locais mais inesperados e inóspitos”, narrou este fotógrafo amador à Wilder, quando foram anunciados os resultados da etapa nacional.

“O mar nesse dia estava especialmente revolto, em contraste com a cegonha e a sua cria, que imunes à bravura do mar, fitavam ao longe a linha do horizonte”, descreveu o fotógrafo. “Este momento retrata isso mesmo, a calmaria da cegonha e da sua cria em contraste com a paisagem agreste circundante.”

Além de prosseguir com o projecto de  fotografar o litoral do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Nuno Luís tem agora entre mãos o projecto de fotografar o mar das praias da Costa de Caparica, “que tem como objectivo mostrar que esta zona é muito mais que uma zona de lazer no Verão”, disse à Wilder.

Anjo caçador. Foto: Nuno Cândido/Wiki Commons

Outras duas fotografias foram distinguidas na etapa internacional do concurso, na categoria “Macro/close-up”, dirigida a animais, plantas e fungos. Em oitavo lugar, ficou uma imagem captada por Nuno Cândido, “uma garça-branca-pequena bem charmosa que posa no Estuário do Sado”, descreve a organização. Na fase portuguesa, esta foto tinha arrecadado uma menção honrosa.

Ainda na categoria “Macro/close-up”, a fotografia vencedora da categoria “Vida selvagem” em Portugal, tirada na Reserva Natural do Estuário do Sado por Hugo Marques, arrecadou o nono lugar. “Esta foto representa uma bonita cena de um par colorido de aves: o abelharuco-comum (macho) providencia comida à fêmea, de forma a ter a sua permissão para mais tarde acasalar”, descreve a organização.

Abelharucos. Foto: Hugo Marques/Wiki Commons

Nesta décima edição, o Wiki Loves Earth teve um número recorde de países participantes, num total de 50, incluindo 11 cujas imagens se estrearam nesta competição. Nas etapas nacionais, foram submetidas um total de 61.700 imagens, por mais de 3300 concorrentes. Quanto à fase internacional, participaram 42 países.

Na edição internacional do concurso de 2021, a categoria “Paisagem” teve também um vencedor português, Luís Afonso, com uma imagem captada na Praia do Abano, no Parque Natural de Sintra-Cascais.


Saiba mais.

Conheça aqui as restantes fotografias vencedoras da etapa internacional do concurso Wiki Loves Earth 2023.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.