Dez aves para procurar neste fim-de-semana

O Big Garden Birdwatch, o maior projecto de Ciência Cidadã do Reino Unido, acontece de 29 a 31 de Janeiro. Apesar de não ser no nosso país, porque não tentar observar estas 10 espécies de aves nos seus jardins ou varandas?

A desculpa é tão boa como outra qualquer. Observar a natureza ajuda ao bem-estar emocional e físico. Além disso, se registarmos o que encontramos, podemos também contribuir para a Ciência e a conservação da biodiversidade.

É o que acontece há 42 anos com o projecto Big Garden Birdwatch. Na edição do ano passado, cerca de meio milhão de pessoas por todo o Reino Unido participaram nesta contagem, registando um total de 7.833.350 aves.

Os cidadãos que queiram participar apenas precisam dedicar uma hora do fim-de-semana a registar todas as aves selvagens que encontrarem.

Os dados obtidos, normalmente revelados poucos meses depois, servem para construir uma boa imagem de como se estão a aguentar as aves selvagens dos jardins.

Por exemplo, a edição de 2020 descobriu que aumentaram as visitas aos jardins de pardais, carriças, chapins-rabilongos e chapins-carvoeiros.

E que o declínio do pardal-comum nos jardins ingleses poderá estar a reverter, segundo os dados deste censo, iniciativa da RSPB (Royal Society for Protection of Birds).

Aqui ficam, então, 10 aves que nós podemos procurar em Portugal:

Pardal-comum (Passer domesticus):

Foto: Tim/Pixabay

Verdelhão (Chloris chloris):

Foto: Martin Kunz/WikiCommons

Pintassilgo (Carduelis carduelis):

Foto: Dimitrisvetsikas1969/Pixabay

Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula):

um pisco de peito ruivo no ramo de uma árvore
Foto: Wolfgang Vogt/Pixabay

Chapim-azul (Cyanistes caeruleus):

Chapim-azul. Foto: Ann/Pixabay

Tentilhão (Fringilla coelebs):

Foto: Andreas Treppe/WikiCommons

Saiba mais sobre o Big Garden Birdwatch aqui.