Dez aves para procurar neste fim-de-semana

O Big Garden Birdwatch, o maior projecto de Ciência Cidadã do Reino Unido, acontece de 29 a 31 de Janeiro. Apesar de não ser no nosso país, porque não tentar observar estas 10 espécies de aves nos seus jardins ou varandas?

A desculpa é tão boa como outra qualquer. Observar a natureza ajuda ao bem-estar emocional e físico. Além disso, se registarmos o que encontramos, podemos também contribuir para a Ciência e a conservação da biodiversidade.

É o que acontece há 42 anos com o projecto Big Garden Birdwatch. Na edição do ano passado, cerca de meio milhão de pessoas por todo o Reino Unido participaram nesta contagem, registando um total de 7.833.350 aves.

Os cidadãos que queiram participar apenas precisam dedicar uma hora do fim-de-semana a registar todas as aves selvagens que encontrarem.

Os dados obtidos, normalmente revelados poucos meses depois, servem para construir uma boa imagem de como se estão a aguentar as aves selvagens dos jardins.

Por exemplo, a edição de 2020 descobriu que aumentaram as visitas aos jardins de pardais, carriças, chapins-rabilongos e chapins-carvoeiros.

E que o declínio do pardal-comum nos jardins ingleses poderá estar a reverter, segundo os dados deste censo, iniciativa da RSPB (Royal Society for Protection of Birds).

Aqui ficam, então, 10 aves que nós podemos procurar em Portugal:

Pardal-comum (Passer domesticus):

Foto: Tim/Pixabay

Verdelhão (Chloris chloris):

Foto: Martin Kunz/WikiCommons

Pintassilgo (Carduelis carduelis):

Foto: Dimitrisvetsikas1969/Pixabay

Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula):

um pisco de peito ruivo no ramo de uma árvore
Foto: Wolfgang Vogt/Pixabay

Melro (Turdus merula):

Foto: Wilder/arquivo

Estorninho-preto (Sturnus unicolor):

Foto: El Golli Mohamed/WikiCommons

Rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros):

Foto: Markus.S.GP/WikiCommons

Chapim-real (Parus major):

Chapim-real. Foto: Tbird ulm / Wiki Commons

Chapim-azul (Cyanistes caeruleus):

Chapim-azul. Foto: Ann/Pixabay

Tentilhão (Fringilla coelebs):

Foto: Andreas Treppe/WikiCommons

Saiba mais sobre o Big Garden Birdwatch aqui.


Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.