Histórias

Os maiores cágados são também os mais coloridos

Ciência

Se quisermos saber rapidamente se um cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) tem uma saúde de ferro basta olhar para as suas manchas amarelas. Quanto mais intensas, maior é a qualidade do animal, revelam agora investigadores espanhóis, depois de um estudo de oito anos sobre esta espécie selvagem.

Reintroduzidas 18 crias de quebra-ossos na Europa

Conservação

Este ano foram reintroduzidas na natureza 18 crias de quebra-ossos (Gypaetus barbatus), o abutre mais ameaçado da Europa, em quatro projectos de conservação da espécie: seis na Andaluzia, duas na Córsega, quatro em Grands Causses/Massif Central e seis nos Alpes/Pré-Alpes.   Todas as aves estão bem menos duas que morreram, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira pela

Portugueses dizem que ainda há estuários ameaçados sem protecção

Ciência

Investigadores portugueses descobriram que a rede mundial de áreas protegidas deixa de fora muitos dos estuários do planeta com espécies mais sensíveis e muito expostas aos impactos das atividades humanas, especialmente na Europa. O trabalho dos cientistas do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) acaba de ser publicado na revista Scientific Reports.