Lançado fundo de 100.000 euros para conservar raias e tubarões

Conservação

Até 14 de Julho procuram-se projectos para conservar raias e tubarões, vindos dos quatro cantos do mundo. A 1ª edição do Fundo para a Conservação dos Oceanos, no valor de 100.000 euros, foi apresentada na semana passada pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul.

Sete números do novo relatório sobre as aves da Europa

Torne-se um perito

Actualmente, 43% das aves selvagens da Europa estão numa situação preocupante, alerta o novo relatório da Birdlife International “European Birds of Conservation Concern”, divulgado a 20 de Maio nas vésperas do Dia Mundial da Biodiversidade, a 22 de Maio. Aqui ficam sete números que importa conhecer.

Conheça o top 10 das novas espécies descobertas em 2016

Ciência

Uma aranha com a forma de um chapéu de feiticeiro, plantas que sangram, orquídeas que fazem lembrar as representações do diabo e animais com centenas de pés são algumas das espécies do top 10, selecionado por cientistas internacionais de entre as 20.000 descobertas em 2016.

English? Here you can find a fine selection from our magazine.

Série Cuidadores de florestas

Lince-ibérico atropelado no Alentejo

Natureza

Um lince-ibérico macho, com cerca de um ano de idade, foi atropelado na quarta-feira à noite na zona de Mértola, no Baixo Alentejo, segundo um comunicado do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Há um novo Bioblitz para descobrir animais e plantas, em Serralves

Para fazer

Vão todos andar à descoberta de animais e plantas, miúdos e graúdos, com a ajuda de investigadores. Mas esperam-se também vários jogos e actividades educativas, tudo gratuito. É assim a quarta edição do Bioblitz Serralves, que para as famílias acontece já este fim-de-semana.

Crónicas

As voltas de um caracol português

Extintas por engano

Nesta última crónica da série “Extintas por Engano”, Gonçalo Prista conta-nos a história da única espécie Lázaro de Portugal, um curioso caracol terrestre da ilha da Madeira, que parece ter andado a jogar às escondidas com os investigadores.