Nova cria de abutre-preto nasceu no Alentejo

Conservação

Uma cria de abutre-preto, a maior ave de rapina da Europa, nasceu na Herdade da Contenda no Alentejo, pelo segundo ano consecutivo, anunciou ontem a Liga para a Protecção da Natureza. Esta é uma boa notícia para os esforços conservacionistas que tentam criar um terceiro núcleo reprodutor da espécie em Portugal, a seguir ao Tejo Internacional e ao Douro Internacional.

Descubra onde está o britango, ave do ano em Portugal

Um britango (Neophron percnopterus), também chamado abutre-do-egipto, com três anos de idade foi capturado, marcado com um emissor e libertado na passada semana no Parque Natural de los Arribes del Duero (Zamora, Espanha). O objectivo é sabermos os movimentos migratórios desta espécie, escolhida como a ave do ano 2016 em Portugal.

English? Here you can find a fine selection from our magazine.

Picos de Europa já têm 15 quebra-ossos

Conservação

Por estes dias vivem no Parque Nacional Picos de Europa, em Espanha, 11 quebra-ossos residentes e quatro aves vindas de outras zonas para passar ali uma temporada, anuncia a Fundação para a Conservação do Quebra-ossos.

Morreu Luc Hoffmann, um dos fundadores da WWF

Obituário

Luc Hoffmann, co-fundador da organização internacional WWF e homem que dedicou a vida à protecção da natureza, deixando mais de mais de 60 publicações sobre aves e os seus habitats, morreu ontem aos 93 anos em Camargue, França.

Série Como nasce um lince-ibérico

15 tesouros para encontrar na praia

Torne-se um perito

Lapas, mexilhões, ovos de raia, conchas de choco, cascas de ouriços-do-mar, penas, ossos de peixes e vidros do mar são apenas algumas das 15 coisas que pode encontrar na praia num passeio de “beachcombing”. Os correspondentes da Wilder João e Afonso Petronilho, deixam-lhe aqui 15 coisas que eles já encontraram. Agora é a sua vez.

Há cerca de 250 ursos-pardos na Cordilheira Cantábrica

Natureza

As Astúrias, Galiza, Cantábria e Castela-Leão são casa para entre 230 a 260 ursos-pardos (Ursus arctos), dos quais 40 são fêmeas e 64 são crias, segundo os resultados do censo de 2015 da população da Cordilheira Cantábrica revelado ontem em Oviedo.

Malawi começou a transferir 500 elefantes entre áreas protegidas

Conservação

Um total de 500 elefantes serão levados de duas áreas protegidas “sobrelotadas” para uma outra área protegida, tudo no Malawi, pequeno país no Sul de África. É uma das maiores migrações “humanamente assistidas” de elefantes de sempre e o objectivo é preservar a espécie. Os primeiros 250 animais começaram a ser transferidos este mês; os restantes seguirão viagem em 2017.

Qualidade do ar de Lisboa melhorou nos últimos 30 anos

Ciência

As 163 espécies de líquenes e as 48 espécies de musgos que vivem nas árvores de Lisboa e da Margem Sul revelaram a uma equipa de investigadores que a qualidade do ar melhorou nos últimos 30 anos. O estudo foi publicado este mês na revista científica Ecological Indicators.

Crónicas

Rewilding Portugal

Dias com vida selvagem

Estado, proprietários de grandes espaços, gestores de baldios, universidades e centros de investigação associados, organizações-não-governamentais, grandes empresários, sensíveis à responsabilidade social ambiental, deverão ser os promotores deste movimento de rewilding no nosso país.