English? Here you can find a fine selection from our magazine.

O privilégio de segurar nas mãos uma “alma-de-mestre”

Diário de bordo

Paulo Catry, a meio caminho entre os Açores e a Gronelândia, conta-lhe como é ter nas mãos uma ave extraordinária, “um colosso de nervo e resistência”, a quem lhe deram o nome de alma-de-mestre. Nesta quarta crónica, escrita a bordo do navio oceanográfico RSS Discovery, o investigador do MARE-ISPA conta-lhe como aconteceu uma experiência inédita no mundo das aves.

Novo bioblitz vai convidar à descoberta da natureza de Tróia

Ciência Cidadã

O convite estende-se a todos os interessados. Quem quiser pode juntar-se a uma equipa de investigadores e tornar-se cientista por um dia e meio, já este fim-de-semana, para ajudar a identificar os animais e plantas de Tróia e do Estuário do Sado. A Wilder falou com os organizadores e diz-lhe como vai ser.

Série Cuidadores de florestas

No meio de um oceano de baleias, a primeira captura de uma ave

Diário de bordo

Nesta terceira crónica de Paulo Catry, escrita a bordo do navio oceanográfico RSS Discovery, o investigador do MARE-ISPA descreve os encontros surpreendentes que vai tendo com “monstros gentis”, no meio do Atlântico. Catry está embarcado numa expedição científica de 15 investigadores, que durante um mês vai estudar a importância de uma zona específica do Atlântico

Um mês depois, estas aves ainda recordam quem as enganou

Ciência

Investigadores da Áustria e da Suécia fizeram uma experiência com corvos (Corvus corax) e descobriram que os animais desta espécie se recordam de quem os ludibriou pelo menos um mês depois do acontecimento. O estudo foi publicado pela Animal Behaviour.

Crónicas

As voltas de um caracol português

Extintas por engano

Nesta última crónica da série “Extintas por Engano”, Gonçalo Prista conta-nos a história da única espécie Lázaro de Portugal, um curioso caracol terrestre da ilha da Madeira, que parece ter andado a jogar às escondidas com os investigadores.